Este blog é dedicado a todos os Sportinguistas, espero que goste, deixe o seu comentário e volte sempre!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ENTREVISTA COM MARCO FORTES

(Clique na imagem para ver parte da entrevista)

O atleta Marco Fortes deu ontem uma entrevista ao "Jornal SPORTING" onde aborda o excelente começo de ano.
Eis excertos da entrevista:

Jornal Sporting - O que sente por ter conseguido os mínimos para os Jogos Olímpicos?
Marco Fortes - Uma felicidade enorme. Apesar das dificuldades que tenho atravessado, saber que com o esforço e a dedicação que tenho tido, finalmente, vou alcançar a glória. É uma leveza monumental saber que vou estar naquele que é considerado o topo máximo na carreira de um atleta. Desde o ano passado, o meu trabalho tem sido desenvolvido a pensar nos Jogos. Só a falta de maturidade não me permitiu conseguir este resultado mais cedo.
J.S. - Era um objectivo passar os 20 m?
M.F. - O objectivo é sempre melhorar ao máximo, mas não pensava alcançar os 20 m tão cedo. Sei que os 20 m não estão ao alcance de todos. É uma marca de grande nível internacional que, na minha opinião, separa os miúdos dos homens. Fazer 20 m já é lançar ao mais alto nível.
J.S. - Como são passados os seus dias?
M.F. - Os meus dias são complicadíssimos. Acordo de manhã, vou à fisioterapia ou à massagem e depois fico à deriva, porque tenho tido problemas com o meu treinador e nunca sei se vou ter acompanhamento. Grande parte do meu trabalho é feito sozinho, obviamente com orientação, e não tem sido fácil.
J.S. - Que problemas são esses com o treinador?
M.F. - Ele não tem muito tempo para me orientar porque tem de sobreviver, ele e a família. Não pode estar comigo porque tem de trabalhar. Por isso, nem sempre pode estar nas minhas sessões de treino.
J.S. - O que é que o Sporting poderia fazer para melhorar as suas condições de trabalho?
M.F. - O meu treinador já foi atleta e treinador oficial do Clube. Quando ele trabalhava, a tempo inteiro, no Clube, era muito mais fácil, mas sabemos que a conjuntura económica que se vive é complicada. Mas, se o meu treinador fosse técnico do Sporting, seria muito melhor.
J.S.
- Como é o seu relacionamento com o Professor Mário Moniz Pereira?
M.F. - O relacionamento entre ele e os atletas era mais frequente quando o Clube tinha a sua própria pista. Aí, ele podia ««controlar»» toda a gente. Como ele diz, "não há nada melhor do que ter as tropas debaixo de olho". Agora, é mais difícil acompanhar todos os atletas, porque cada um treina em seu local. Ele é uma força da natureza. É, sem dúvida, a pessoa que mais influenciou toda uma série de gerações de desportistas, e não só no atletismo, onde eu estou incluído. É uma pessoa com uma vida e de uma força enorme, quase hercúlea, que toca a toda a gente.
(...)
J.S. - Quais os objectivos para os J. O. ?
M.F. - Tenho vindo a dizer que, primeiro, temos de lá chegar. Ainda faltam muitos meses. Ainda vou ter a oportunidade para me preparar e, até lá, ainda muito cuidado com aquilo que sonho. Para já, o objectivo é tentar lá chegar em condições, bem preparado e sem qualquer problema. Só nessa altura é que se podem criar expectativas. Até lá, ainda tenho uma longa época pela frente, onde muita coisa pode acontecer. Tudo depende da preparação e do trabalho que farei até aos Jogos. Tenho de pôr um pouco mais de pressão sobre mim e pensar em objectivos sérios. Uma coisa é certa : o meu objectivo não passará apenas por participar. Procuro ir lá fazer qualquer coisa. Não digo que vou estar na final ou que vou ganhar uma medalha, mas eu quero ir aos Jogos e fazer um resultado de que me orgulhe e eu sinta que dei o meu melhor. Esse resultado pode dar-me tudo ou não dar nada. O grande objectivo é tentar fazer o melhor que alguma vez tenha feito.
In Jornal Sporting, 19/02/2008 (Texto de Francisco Sá; Foto de Pedro Cruz)

No passado dia 27 de Janeiro, em Espinho, no decorrer da Fase de Apuramento para o Campeonato Nacional de Clubes de Pista Coberta, Marcos Fortes atingiu a marca de 19,51 m (Recorde Nacional).
A 9 de Fevereiro, no Grande Prémio Internacional de Valência (ou "Meeting", pertencente ao Circuito Internacional de Pista Coberta da IAAF), disputado no "Palau Vèlodrom Lluís Puig", Marco arremessou o Peso para Novo Recorde Nacional (com a marca de 20,08 m) e mínimos para os Jogos Olímpicos (é o primeiro lançador nacional do Peso a ir aos Jogos) e para os Mundiais de Pista Coberta a realizar entre os dias 7 e 9 de Março próximo.
Foi 2º classificado nesta cidade espanhola, atrás do polaco Tomasv Majewski que lançou o Peso a 20,11 m.
Os próximos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta realizar-se-ão precisamente neste Pavilhão valenciano.
Em grandes competições o atleta consta no seu currículo uma medalha de Bronze no Lançamento do Peso dos Campeonatos da Europa de Juniores, em Grosseto no ano de 2001.

Marco Fortes com a Taça de Campeão Nacional de Clubes na mão, no passado dia 2 de Fevereiro, em Espinho, quando o Sporting alcançou os títulos de Campeão Nacional de Pista Coberta pela 13ª e 14ª vez consecutiva, em Masculinos e Femininos, respectivamente.