Este blog é dedicado a todos os Sportinguistas, espero que goste, deixe o seu comentário e volte sempre!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A MENTIRA VALE MAIS QUE UMA IMAGEM ?


O Tema não é novo. Mas ao ver este livro na montra de uma livraria, lembrei-me da polémica vezes sem conta discutida por adeptos dos dois clubes.

Como se pode editar um livro comemorando o centenário de um jogo que ocorreu em 25 de Outubro de 1908 ? A data da realização do primeiro "derby", como o próprio clube Sport Lisboa e Benfica reconhece no seu Site Oficial !
O Clube Sport Lisboa e Benfica surgiu, por fusão de dois clubes existentes à época, em 13 de Setembro de 1908. Embora tivessem um dirigente comum, Cosme Damião, os dois clubes eram distintos, quer até nas modalidades que praticavam. Este facto daria outra discussão, de índole jurídica, sobre a qual não pretendo alongar-me. Embora possa acrescentar que, e pela mesma linha de pensamento, a Associação Académica de Coimbra , ainda que sob outro nome e completamente alheia ao futebol, então, também nasceu em 1836, e não em 1887 como a data oficial da sua fundação.
Voltando ao livro, que foi o que me fez escrever estas palavras, como se atrevem a publicar uma fotografia desse primeiro jogo de Outubro de 1908, como supostamente jogado em 1 de Dezembro de 1907 ? Esta, uma outra data, a da realização de um jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa. Que ao que consta não teve registo fotográfico, como este jogo de 1908.
Como é comum dizer-se, uma mentira contada vezes sem conta, às tantas assume o papel de verdade ! Mais ainda, quando é suportada pela força de uma imagem.
Em baixo a reprodução da fotografia do jogo de 25 de Outubro de 1908, que os jornais publicaram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande post para repor a verdade dos factos , mais uma mentira branqueada pela comunicação social.
Como tu bem dizes uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.
Mas estamos cá nós pararepor a verdade dos factos.
Saudações leoninas.