Este blog é dedicado a todos os Sportinguistas, espero que goste, deixe o seu comentário e volte sempre!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

"TRI" NA TAÇA DE PORTUGAL 1945-46-X-48

Jogo entre as Selecções de Portugal e Espanha no Estádio Nacional, Jamor, em 26 de Janeiro de 1947. Fotografia de Amadeu Ferrari.

7ª Final. 1944-1945, Estádio das Salésias, 1/7/1945
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL : 1
Azevedo; Cardoso e Manuel Marques; Lourenço, Barrosa e Nogueira; Jesus Correia, Armando Ferreira, Veríssimo, Albano e João Cruz.
MARCADOR : Jesus Correia.
TREINADOR : Joaquim Ferreira.
SPORTING CLUBE OLHANENSE : 0
Abraão; Rodrigues e Nunes; João Santos, Grazina e Loulé; Moreira, Joaquim Paulo, Cabrita, Salvador e Palmeiro.
TREINADORES : José Mendes/Dâmaso Encarnação.
ÁRBITRO : Domingos Miranda (Porto)
Esta foi a última final disputada nas Salésias, a qual ficou marcada por acontecimentos curiosos. O Sporting não contou com Peyroteo, magoado; Jesus Correia alinhou incapaz do seu rendimento normal; e até Armando Ferreira regressara há pouco de Barcelona, onde fora examinado por um especialista em meniscos.
As gentes de Olhão aguçavam o dente para saborear um famoso borrego - tradição que ficou devida a uma aposta de alguém que prometeu um ensopado, como forma de festejar a primeira vitória do clube algarvio sobre os "leões".
Vitória muito feliz do Sporting, consumada a quatro minutos do fim, mas injusta para o excelente conjunto algarvio, pois os lances de maior perigo pertenceram-lhe durante quase todo o encontro.
Na equipa de Olhão sobressaiu Fernando Cabrita, que segundo se dizia, no final do encontro, chorou convulsivamente dizendo que o resultado tinha sido falseado.

8ª Final. 1945-1946, Estádio Nacional, 30/6/1946
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL : 4
Azevedo; Cardoso e Juvenal; Veríssimo, Manuel Marques e Barrosa; Armando Ferreira, Sidónio, Peyroteo, António Marques e Albano.
MARCADORES : Peyroteo (2), Sidónio e Albano.
TREINADOR : Cândido de Oliveira.
ATLÉTICO CLUBE DE PORTUGAL : 2
Correia; Rosário e Francisco Lopes; José Lopes, Baptista e Morais; Micael, Marques, Gregório, Rogério Simões e Manuel da Costa.
MARCADORES : Manuel da Costa e Marques.
TREINADOR : Cândido Tavares.
ÁRBITRO : José Lira (Braga).
Pela primeira vez, a final da Taça realizou-se no Estádio Nacional, no Vale do Jamor, e embora realçando a beleza do local, a qualidade da relva e as linhas arquitectónicas do complexo desportivo, a crítica apontou o problema dos ventos cruzados que entravam pela porta da maratona e confundiam as equipas no seu jogo característico. Registe-se a estreia dos alcantarenses numa final.Apesar do desnível do resultado final, os homens de Alcântara deram boa réplica perante um adversário superior e que justificou a vitória.
O Sporting conquistou assim a sua segunda vitória consecutiva.

9ª Final. 1947-1948, Estádio Nacional, 4/7/1948
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL : 3
Azevedo; Cardoso e Juvenal; Canário, Manuel Marques e Veríssimo; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.
MARCADORES : Peyroteo (2) e Albano (g.p.).
TREINADOR : Cândido de Oliveira.
CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES" : 1
Sério; Vasco e Serafim; Figueiredo, Feliciano e Castela; Fernando Matos, António Nunes, Teixeira da Silva, Pinto de Almeida e Artur Quaresma.
MARCADOR : Teixeira da Silva.
TREINADOR : Comissão técnica constituída por Manuel Florêncio, Manuel Martins e José Monteiro, coadjuvados por Artur Quaresma.
Os "leões" estiveram imparáveis. Uma vez mais, a força e a técnica da equipa do Sporting, no tempo dos "cinco violinos" fez com que, nesta temporada, tal como já sucedera em 1941, o clube leonino vencesse todas as provas oficiais da época: o regional lisboeta, o nacional e a taça.
O Sporting conquistou o primeiro "tri" na Taça, e nem a força das "torres" de Belém (designação que englobava também o guarda-redes Manuel Capela e os laterais Vasco e Serafim) onde pontificava Feliciano evitou a derrota.

NOTA : A Edição de 1946/47 da Taça de Portugal, não se realizou.

Sem comentários: